terça-feira, 6 de março de 2012

Ghibli do mês #Março

Olaa minna!!! XDDD
Decidi que cada mês vou comentar um pouco sobre um filme do Estúdio Ghibli, e para isso usarei como referência meu calendário!! XDD Em cada mês do ano tem a imagem de um filme Ghibli diferente! XD
Esse mês é de Omohide Poro Poro (おもひでぽろぽろ) traduzido para o inglês como Only Yesterday, para o francês como Souvenirs Goutte à Goutte e sem tradução oficial para o Brasil (seria alguma coisa na linha "Lembrando pouco a pouco".
Ficha Técnica:
Ano: 1991
Diretor: Isao Takahata
Character Design: Yoshifumi Kondou
Para verem que não é só o Hayao Miyazaki quem dirige os filmes do Estúdio! 
 Ele conta a história de Taeko Okajima, uma jovem de 27 anos, ainda solteira, que vai fazer uma viagem ao interior durante suas férias de trabalho. Ela fica em uma fazenda e ajuda nos afazeres desta, enquanto se lembra de fatos importantes dos seus 10 anos de idade.
O filme trata da simplicidade da vida e como ela não deve ser desprezada por isso. Ao repensar essas situações em que viveu na infância Taeko nos mostra um pouco da vida normal de pessoas normais como eu e você, ao mesmo tempo em que passa a rever a condição de sua vida presente.
Por outro lado, quando comparado aos demais filmes do Ghibli esse parece um pouco monótono, pois não ha cenas de violência ou de grandes dramatizações. Trata-se de um filme bucólico, onde a protagonista busca entrar em contato com ela mesmo e os importantes momentos que marcaram sua vida.
 É considerado um dos filmes menos conhecido do estúdio, o que é uma pena pois ele nos da um panorama de um Japão mais real, sem grandes magias ou batalhas épicas.
 Outro detalhe interessante que muitos deixam passar em branco é o fato da infância de Taeko se passar em um momento pós Segunda Guerra, já na recuperação econômica do Japão carregado de referências a "amizade econômica" com os Estados Unidos.
Uma das passagens mias interessantes é da família tentando entender como se come um abacaxi.

Para mim, Omohide Poro Poro, é um filme para quem quer reparar em detalhes, bem centrado na ideia de Carpe Dien, essa contemplação da natureza. Algo mais voltado para um reestruturação interna!
Nunca que pode ser comparado à grandes obras como Nausicaa, Mononoke Hime ou Sen to Chihiro no Kamikakushi, mas é uma animação de grande qualidade que tenta nos levar à realidade do Japão, dessa personagem, Taeko, e de nos mesmos.

Nenhum comentário: