sábado, 5 de maio de 2012

Ghibli do mês #Abril



O Filme Ghibli desse mês é Porco Rosso!! XD
Na verdade é do mês passado!!! XDDD Vou explicar!
Porco Rosso é um filme que infelizmente eu havia visto apena uma vez, há um bom tempo atrás! Assim, não me lembrava de muitos detalhes do filme, e não queria fazer um post meia-boca baseado e memórias não muito confiáver! XD
Assim, decidi rever o filme... o que só consegui fazer hoje! Começo de Maio – que é o mês de Pompoko!!
Mas de qualquer forma eu espero que apreciam Porco Rosso! É um filme muito bom mesmo! Uma obra divertida e uma das mais inusitadas criações da complexa mente de Hayao Miyazaki!!!

Seja em Inglês ou em Francês, o nome ficou esse mesmo! Que significa "Porco Vermelho" em Italiano! No original Japonês é 紅の豚 ( Kurenai no Buta), tendo a mesma tradução do Italiano! A cor Kurenai é o que chamamos de Carmesim, um vemelhor forte e profunto, chamado de Scarlet no Inglês!

Ficha técnica:
Nome: Kurenai no Buta – 紅の豚 (Japonês) / Porco Rosso (Inglês, Português e Francês)
Ano: 1992
Diretor: Hayao Miyazaki
Character Design: Não descobri...

A história:
Porco Rosso conta a história de Marco, um ex-piloto militar da Itália pré II guerra mundial, que foi transformado em um Porco por um feitiço. Ele atua como piloto independente a acaba criando caso com todos os piratas-aéreos, contrabandistas e mal-feitores, não só da Itália. Em meio a suas aventuras ele conhece Fio, uma jovem mecânica de 17 anos cheia de determinação e paixão pelo que faz. 

Impressões:
A história nos mostra apena alguns poucos dias da vida de Marco, ou Porco como é chamado. Assim, muitas coisas ficam subentendidas ou simplesmente inexplicadas. Marco abandona a Força Aérea Italiana por divergências ideológicas, no meio da ascensão do fascismo, mas mantém bons amigos dentro dela, que o ajudam sempre que possível.
Apesar de se tratar de um personagem italiano, o jeito de ser dos personagens, a moral e ética que carregam são típicas do povo japonês.
Como de praxe nos filmes de Hayao não temos um Vilão propriamente dito, todas as personagens possuem a bondade e a maldade dentro de si.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção é o fato de que, neste filme em especial, Miyazaki da um verdadeiro show de feminismo. Um dos momento mais importantes, a reconstrução do avião de Porco, é coordenada e executada exclusivamente por mulheres, desde o projeto de engenharia até a moldagem das peças necessárias. Mesmo as mulheres mais idosas tem sua participação na montagem.
Outro ponto alto do filme são as cenas de voo, que nosso querido Miyazaki adora!! Acredito que essas senas só vieram a ser superadas pelo filme Como Treinar o seu Dragão!

E+:
Para completar, segundo o site Stúdio Ghibli.com.br o longa terá um continuação em breve, se passando 20 anos após o primeiro, chamara: Porco Rosso: The Last Story, e ambientado na guerra civil espanhola . Interessante que serão mais de 20 anos entre o lançamento do primeiro e do segundo.

 Fonte: Nausicaa.net

Nenhum comentário: