sexta-feira, 1 de junho de 2012

Circuito AnimeFest de Cosplay!

Para quem não sabe, a competição de cosplay do interior de São Paulo é o Circúito AnimeFest. Cada evento do interior tem a sua edição, e o vencedor desta edição vai para a final do circúito! O vencedor de uma circuito não pode competir em outra! Por exemplo, quem venceu no Lima AnimeFest não pode competir no RpAF!!
As regras podem ser vistas no site do Circuito!!
Eu já fui juíza de competições de cosplay várias vezes! E se tem uma coisa que me corta o coração, é ver cosplayers desclasificados por não saberem das regras!
Não pode jogar nem um tipo de objeto para fora do palco
Não pode jogar-se ou o parceiro para fora do palco
Não pode fazer uso de materias líquidos ou gasoso! Apenas sólidos secos!
Não pode usar explosivos!

Agora! Tem alguns detalhes que muita gente perde pontos e nem se toca!
O diálogo da apresenntação deve ser na língua português e gravado pelos participantes! OU SEJA, o pessoal que insiste em colocar o oudio original achando que tá abafando, TA PERDENDO PONTOS!!
Por que isso??
O Cosplay é muito mais que a roupa, que fantazia! É atuação!
Vocês gostariam de ir a uma peça em que os atores são dublados!? Acho que não! Assim, para ser possível analizar a atuação, as falas devem ser proferidas pelos próprios atores, nesse caso, os cosplayers!Devido a impossibilidade técnica de termos microfones sem fio nos eventos e o tempo que gastaria para colocar em cada um dos participantes, temos essa opção de usar o diálogo gravado, mas o ideal seria termos a acústica de teatro, e não usarmos esse tipo de equipamento! O que também seria mais uma grande exigência com os cosplayers, pois é necessário muito folego para fazer-se ouvir por toda a platéia!  Em apresentações individuais é permitido ter uma voz extra para ter a interação na atuação, mas nem uma delas podem ser a vozes oficiais, sejam dos dubladores japonês ou dos brasileiros. Não é algo que vá desclassificar um cosplayer! Mas ele vai deixar de ganhar pontos! E pontos importantes!

Outro detalhe que as pessoas não dão muita bola! A imagem de referência!
Imagrns de Fanart só são bem vista para a categoria DESFILE que vai analizar apenas a roupa! Assim, na maioria dos eventos do interior, são permitidas releituras do personagem! Como pokemons a versão humana, por exemplo! No desfile é peritido sim e a imagem de referência pode, e deve, conter o personagem original, de imagem oficial e o fanart em que você inspirou a roupa! 
Já na apresentação individual, ainda mais se você for fazer a tradicional, leve uma imagem oficial! De preferência grande e de corpo inteiro! Se tiver algum detalhe importante nas costas, que apareça na imagem também! Por que? Principalmente por causa do juíz "leigo"! Tem sempre um juíz que é escolhido na hora! E você não sabe se ele conhece ou não o seu personagem! Já os juízes técnicos, são cosplayers como você, e vão valorizar cada detalhe que você colocou na roupa! Mas é impossível lembrar todos os detalhes de todos os personagens que já vimos na vida!!

Nenhum comentário: