terça-feira, 23 de março de 2010

ハウルの動く城 (Hauru no ugoku shiro)

Depois de assistir ao filme do Hayao Miyazaki-sama não aguentei e comprei o livro! Encontrei apenas no Amazon.com e foi uma das melhores compras que fiz!
Trata-se da história de uma garota chamada Sophie, a mais velha de 3 irmãs, que é transformada em uma velha pela Bruxa das terras Desoladas (no filme é a Bruxa do Pântano). Em busca de uma forma de desfazer o feitiço a velha Sophie conhece o famoso feiticeiro Howl e seu castelo extraordinário.
O livro e o filme possuem muitas diferenças principalmente no desfecho final mas, pelo menos para mim, é impossível eleger o melhor. Cada um tem seu estilo próprio e méritos. Acredito que um complete o outro, mas ha um pequeno detalhe que fica m aberto no filme que é explicado pelo livro1
[Cuidado...... as declarações a seguir contém spoiler....]
Tanto no Filme como no livro fica claro que todas as façanhas realizadas por Sophie só poderiam ter sido peito por ela! O motivo dessa especialidade não é explicado no filme mas é claro no livro. Sophie tem o poder de dar vida aos objeto com que conversa! Esse é o motivo do espantalho ser capaz de se mover e de Calcifer poder sobreviver mesmo sem o coração de Howl para lhe dar energia! é uma descoberta muito interessante e muito bem explorada no livro principalmente.

Para mais informações sobre o livro de Diana Wynne Jones e o Filme de Hayao Miyazaki acessem....

Nenhum comentário: