segunda-feira, 19 de abril de 2010

Xōgum

Sempre que finaliso a leitura de um livro me sinto um tanto melançolica. Terminar Xōgum goi um misto de tristeza e prazer. Com ele pude mergulhar em um Japão que nunca conhecerei. Conhecer personagens extraordinários que, em vários momentos, me salvaram a psique. Não faço idéia das pesquisas feitas por James Clavell para a elaboração desse romance. Apensa sei que Toranaga remete muito ao grande general Ieasu Tokugawa, mas não sei quanto a participação do piloto inglês. Mas no momento não me importa!! Xōgum é um épico, que se comunicou diretamente com o meu coração, alimentando ainda mais a minha obsessão e admiração pela Terra dos Deuses – agora chamada de Terra do Sol Nascente. Posso me garantir que hei de rele esse livro, mas desta vez podendo degustá-lo com toda a cordialidade que ele merece, sem a ânsia pelos fatos, mas saboreando cada detalhe, cada passagem, cada poema.

Um poesia que sei que vai ficar gravado em meu coração por muitos e muitos anos é o poema de morte de Kasigi Yabu:

O que são as nuvens

senão uma desculpa do céu?

O que é a vida

senão uma fuga da morte? (pg.1020)

Nenhum comentário: