segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O Pequeno Vampiro

Esses dias para traz estava eu passando perto da minha sala de TV e de repente sinto um impulso de procurar alguma coisa... não tinha a mínima idéia do que eu procurava mas estava lá, olhando no velho armário de livros quando encontro um livrinho da minha 3a Série! É....isso mesmo! um dos primeiros livro que li na minha vida! O título? O Pequeno Vampiro (autora: Angela Sommer-Bodenburg)!! XD
Até que me senti orgulhosa! "Olha só...muito antes do Drácula de Bram Stoker e Anne Rice eu já tinha lido um livro de vampiros" XDD um não! Dois! Além do primeiro livro da série também encontrei "O pequeno vampiro e o paciente misterioso".
A história é bem bobinha!
Anton é filho único que passa todos os sábados sozinho em casa enquanto os pais saem para se divertirem. Em um desses sábados tediosos ele se depara com um vulto negro em sua janela. Surpreende-se ao perceber que o vulto é uma criança vampiro chamado Rüdiger. O pequeno vampiro desdenha Anton por se muito magrela, e provavelmente não ter um sangue bom. Anton reforça a idéia de que seu sangue é fraco e de toda a sua família, na tentativa de desviar a atenção do vampirinho. Em meio a conversa, Rüdiger e Anton iniciam sua estranha amizade.

Os pais de Anton são duas bestas! Várias coisa estranhas acontecem na casa mas ele nunca realmente notam nada. Sempre caem nas histórias de Anton ou, quando ele fala a verdade, acham que é invenção da cabeça dele.
Eu acabei re-lendo o primeiro livro da série em uma tarde! É bem pequeno e simples, perfeito para uma moleca de 9 anos! O que mais me chamou a atenção é que certos detalhes não são questionados! Anton sabe que Rüdiger necessita de sangue, e sangue humano, mas nunca questiona como ele o consegue. Sabemos que os parentes de Rüdiger são assassinos, que matam pessoas para se alimentar, mas tudo isso é ignorado em nome da amizade. A forma que Rüdiger trata Anton é carregada de poder e cumplicidade! Quase mafiosa! Anton gosta e se preocupa com seu amigo mas constantemente desconfia dele. Não sei se a confiança que tem um no outro cresce no decorrer da série, mas no primeiro livro Anton more de medo de ser traído. É interessante como esses detalhes não são percebidos pelas crianças e como elas conseguem identificar semelhanças com a sua própria realidade. Bem...pelo menos eu não dei a mínima atenção a esses detalhes quando lí...na minha memória era um livro muito divertido e o Rüdiger era demais ^^.
Hoje numa visão de adulto, com os olhos embaçados de malícia e maldade, vejo alguns detalhes intrigantes no livro. Anton só é levado a sério por seus pais quando mente, sempre que diz a verdade é motivo de chacota. A vida de tédio e monotonia em que esta imerso o leva a uma amizade com uma criatura sinistra, em que ele opta por não questionar a conduta do amigo para não perder oportunidades tão excitantes. Mesmo sabendo que se tratam de criaturas das trevas e em muitos momentos desconfiar da fidelidade de Rüdiger, Anton o escuta e o segue em sua idéias malucas, como entrar na cripta.
Por um outro lado, acredito que o que realmente paira no imaginário infantil são as mensagens mais nobres que também existem. Como a amizade entre diferentes, que no imaginário infantil é projetada a todo tipo de diferentes, etnias, culturas, deficiências. O como o mundo infantil deixa de ser compreendido pelos adultos e como isso afeta a criança. A capacidade infantil de compreensão e cumplicidade para combater esse mundo adulto (Crianças!!!!! Uní-vos em suas imaginações delirantes e realidades alternativas!! o mundo adulto é um saco....).Tudo isso também pode ser extraido.
Depois de ler o primeiro fiquei curiosa pelo restante da série! Acredito que seja uma leitura que vale a pena dar uma olhada e quem sabe incorporar em algum projeto que envolva crianças interessadas em contos vampirescos! ^^ a final.... não da para ler Anne Rice para criança......
O problema que estou enfrentando agora é encontrar os livros!!!
A Autora é Alemã e são livros mito antigos! O primeiro foi publicado em 1979, e veio para o Brasil no ano de 1989. Se não me engano a minha edição é de 1994 XD.
Eu espero conseguir essa série pois tenho certeza que a minha sobrinha vai adorar! ^^-


Essa é a edição que eu tenho do "Pequeno vampiro e o paciente misterioso"! É essa que eu quero! Achei as ilustrações desse muito melhores que as da edição anterior!! ^^

A série consiste em 20 livros, sendo que o ultimo foi lançado em 2008! E em 2000 a Warner lançou o filme! A adaptação não me pareceu muito boa! Só de mudar os nomes dos protagonistas eu já torci o nariz.
Uma amiga que morou um tempo na Alemanha disse que também há uma peça de teatro infantil inspirada na história.
Os livros foram traduzidos para 33 países, entre elas o Brasil e Japão. Estou pensando seriamente em pedir para o Alex trazer um dos livros em japonês para mim!! XD
No site da autora é possível ver mais detalhes!
Se um dia eu realmente aprender alemão, podem ter certeza que esse será um dos primeiros livros que lerei!! XDDD



Nenhum comentário: