terça-feira, 30 de agosto de 2011

Livros de cabeceira! ^^


Acabei de ler Brisingr! \^^/ nossa!! Demorei muito mesmo! Acontece....infelizmente, não estou mais no ensino médio... e já faz tempo!
A partir do momento em que a sua via se resume a ler, ler e ler... quando você tem a oportunidade, você que fazer qualquer coisa... menos ler... XD
Mas estou voltando a ler o que me importa de verdade! Não que matérias de psicologia não me importem de verdade! Mas ela não é completa (de verdade, mais bagunça a sua cabeça que tudo... e sempre me faz refletir, desprendendo um bom bocado de energia)! Ela não é mágica! Ela não cria! Ela explica – e complica também! Por mais que eu ame, isso cansa! Assim, comecei a me impor a leitura de livros que eu quero ler por mim. O que estava acontecendo comigo!? Eu ficava muito cansada para ler, ou não teria tempo de fazer como eu costumava, começar um capítulo e ir até o final dele! Tive de abolir essa regra, pois, ou não dava tempo, ou eu não dava conta de ler um capítulo inteiro. Nisso, minha lista de livro “para ler” ia só crescendo! Isso, levando em conta que muitos já foram comprados em super promoções no submarino, estando ainda no plástico na minha estante! Sem conta os que eu tenho vontade de reler – como a trilogia Fronteiras do Universo do Phill Pullman XD (super recomendo). Mas devagar e sempre estou-me indo!
No momento optei por começar As Crônicas de Narnia! Estou adorando a história, mas tenho algumas ressalvas... A primeira delas: a escrita de C.S.Lews: não sei se é por quê a minha ultima leitura foi O Ciclo da Herança, do Paolini – que se inspira muito no Tolkien – mas achei o estilo do Lews pouco profundo...quase superficial! Talvez eu esteja me esquecendo que já passei bastante da idade de ler Narnia! É como se, eu já não tivesse uma capacidade de raciocínio tão complexa, iria me encantar! Achei o vocabulário um pouco escasso...muita repetição de palavras nos momentos descritivos, principalmente quando se referem ao Aslam. Até o momento li dois livros: O Sobrinho do Mago e O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas e já iniciei O Cavalo e seu Menino. Espero de coração que de um grande salto nos próximos.
O outro ponto, achei que as personalidades dos personagens, principalmente dos protagonistas pouco exploradas. Uma parte de mim acredita que foi proposital essa forma de abordagem no Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas, para facilitar a identificação com os personagens da saga! Ainda quero fazer uma pesquisa melhor estruturada, mas te o momento, das pessoas que eu conversei, senti uma tendência de identificação muito forte nas questões da ordem do nascimento! Os nascidos primeiro (sejam meninos ou meninas) demonstram maior simpatia pelo Pedro, enquanto os nascidos por ultimo, com o Edmundo! Até que ponto essa relação pode ser comprovada, vai permanecer um mistério. Assim, por hora me ajudem com suas observações.
O ponto do qual parti é de que os sinto os personagens mal explorados! Pode ser para facilitar o caráter identitário ...pode ser que eu esteja querendo ler uma obra ainda contaminada por estilos de escrita de outros autores da minha graça! Vai saber XD (Vou levar para a terapia...).
Estes, são os únicos pontos que andam me incomodando na obra! A idéia central, estou adorando! Mesmo com os vários elementos de referência cristã. Não me lembro agora quem falou, por isso me perdoem a falta de crédito, mas já li que a trilogia Fronteiras do Universo foi uma espécie de antagonista literário às Crônicas de Narnia, já que este expressa elementos de ordem religiosa exaltando-os, enquanto aquele aponta a religião como a grande tirania que impede o ser humano de usufruir-se plenamente da vida.
Independente dos impasses ideológicos, ambas as obras são extraordinárias! Cada uma com seu estilo e público alvo. Eu recomendo as duas! Acredito que existam alguns autores que nos cativam de tal forma que, mesmo com o estilo de escrita um pouco distinto da nossa preferência, são capazes de nos transportar ao mundo, ou mundos, extraordinários que criam!

Nenhum comentário: