terça-feira, 10 de setembro de 2013

Readaptação...

Voltar para casa depois de uma temporada no Paraíso não é nada fácil!
Já não é de hoje que ouço depoimentos de pessoas contando como a readaptação ao próprio país é tão, se não mais, difícil que a adaptação à nova cultura! No meu caso.... não da para compara!
Desde o primeiro momento que cheguei ao Japão até o dia em que decolei de volta para o Brasil a minha sensação era a mesma: "aqui é o meu lugar"!
eu nem vou entrar na questão do quanto aquele país é melhor que o nosso, é covardia! Mas alguma peça em mim que eu sempre senti deslocada finalmente se encaixou! O que? Não é tão simples de responde!
O que importa é que estou de volta! E já tive vária experiências que me fizeram chorar sozinha e pedir a Deus que me mandasse de volta!
Sair de casa é uma tortura.... sair do quarto é complicado! Tenho acessos de tristeza e choro! Me sinto sozinha e abandonada! Mas acredito que o fato dos meus melhores amigos estarem namorando e não terem tempo para mim e os meus "mimimi", como já ouvi algumas vezes, contribuir um pouco!
As pessoas não se importam em como estou me sentindo, as pessoas não entendem como esse mundo é estranho para mim! Acho que essa é a maior dificuldade!! Como é possível eu estranhas o povo, a cultura, as praticas de um meio em que vivi a minha vida toda!? Como esses lugas tão iguais ao que sempre foram podem de repente ser tão estranhos e assustadores?
Quando estamos no estrangeiro, Somos Estrangeiro, é esperado e tolerado nosso estranhamento... mas isso não é tolerado na pátria-mãe! Que ironia não!? O seio materno é o que te nega a compreensão! Aqui, o meu estranhamento é repulsivo, é frescura, é o famoso "se achar", porque passou um tempo no exterior.
Me desculpem os Ufanistas, mas nosso país esta muito longe de ótimo! E depois que experimentamos um pouco do Filé, é complicado voltar a roer osso!
Não que o Brasil não tenhas as suas vantagens........ apesar de que no momento eu não encontrar nem uma...
E este é o meu momento.... e nessas indas e vonda, sobrevivo no verde e amarelo!
Até chegar a hora de voltar para casa!!

2 comentários:

Carlírio Neto disse...

Saudações


É a primeira vez que visito os eu blog e, de início, li este seu post e vejo que posso nele opinar de alguma forma.

Eu acho errado desvalorizar o "aqui" como se "lá" fosse a perfeição. No dá para comparar o nível tecnológico e as aplicabilidades que um País industrializado como o Japão pode oferecer em comparação à outros emergentes como o Brasil, no caso.
Mas o uso de termos como "filé" e "osso", por exemplo, deu a entender (embora eu possa estar errado, confesso) que o dito por ti ufanismo não está exatamente aqui.

Embora existam problemas aqui, o Brasil é um País que vale a penas investir. E quanto ao Japão ele tem sim seus pontos bem positivos, mas a nação nipônica carrega consigo sérios problemas sócio-culturais.
Um amigo meu está em intercâmbio lá, devendo voltar para cá (São Paulo/SP) em março. Ele já relatou ótimas experiências por lá, bem como situações não muito satisfatórias.

Mas talvez eu seja errado em aqui opinar, pois de exterior só conheço o Uruguai, o que não faz referência à uma nação dita do bloco desenvolvido industrial e economicamente.

Não tome meus parágrafos acima como ufanistas de minha parte, por favor. Reconhecer os problemas daqui e trabalhar sobre eles é digno, mas vejo a desqualificação como pessimista demais e não cabível em algum momento/ponto.

Peço-lhe, desta forma, desculpas se algum momento eu tiver sido rude com a sua pessoa nos parágrafos acima.

Entretanto, consigo canalizar em que momento tu escreveu o post em questão. Recém chegada de seu período no Japão, você presenciou um choque de culturas muito forte e evidente. A readaptação é necessária, fato, mas suas palavras dão a entender que tu quis aqui desabafar por algo que ninguém parecia lhe entender em sua chegada à cidade de residência.

Imagino como devem ser as paisagens no Japão. O monte Fuji, as plantações de arroz, os pequenos vilarejos, as grandes conurbações urbanas, o povo que anda de forma frenética, entre tantas outras coisas...
Devem ter sido memórias valorosas para ti, sendo que estas tem de ser respeitadas e bem visualizadas.

Me senti assim quando estive no Uruguai. Embora seja um País menos desenvolvido industrialmente e com uma economia deveras mais frágil que a brasileira, trata-se de uma nação com um povo encantador e de bom acolhimento. Nossos vizinhos ao sul possuem uma das melhores qualidades de vida não ao acaso (me espantei ao ver a biblioteca aberta em pleno domingo e com famílias lá lendo). São exemplos de traços culturais chamativos e muito bem-vindos.
Por isso, imagino a sua experiência no Japão no período em que tu lá ficou...

Acho deveras valoroso tudo isso...^^

Anseio em um dia ir fazer no turismo no Japão. É claro, irei para grandes conurbações urbanas, pois adoro isso (e falo bem sério). Se possível, Kobe ou Osaka (Tóquio não pois, pelo que pesquisei, haja bolso...^^").

Siga em frente com seus anseios, nobre.^^

E uma vez mais, desculpe por qualquer palavra desgarrada que possa ter saído de minha parte.


Até mais!

Kushina disse...

Olá Carlírio Neto
Agradeço pelo o comentário, e pela educação que expressou no mesmo!Fico feliz que tenha compartilhado seu ponto de vista!
Realmente, quando escrevi esse posto eu tinha acabado de voltar para o Brasi, fazia menos de um mês que eu estava no país e assim que pus os pés em Guarrulhos já tive experiências bem desagradáveis.
Foi mais em função da minha necessidade de desabafo.
Agradeço pela sua educação e ponto de vista.