terça-feira, 10 de agosto de 2010

Atualizações

Coloquei o post de Final Fantasy mas me esqueci de postar algumas mudanças no blog!! Primeiramente, o Layout! Tá...é um furequento da blogspot mesmo mas to sem tempo e sem idéias para uma coisa melhor!!! Mudei um pouco o banner e me toquei que eu sinto a falta de fazer uns banner muito loucos ou assinaturas para fóruns!!!

Na lateral eu removi os meu livros jah lidos! Um dia pretendo fazer uma lista de todos eles mas to com muita preguiça por hora! Achei que seria melhor me focar nos que eu ainda não li para ver se a fila anda!! Na verdade ela até andou! Estava marcado que eu ainda não havia lido a trilogia Fronteiras do Universo (A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e a Luneta Ambar) mas já terminei sim!

Minha impresão geral dos livro! MUUUITO FODA!!! É uma daquelas séries que vou acabar re-lendo durante as férias de dezembro e janeiro!!! Ainda mais que eu realmente for no cruzeiro!! Particularmente me tocou muito!! Em suma o livro critica, muuuito, a religião, na verdade a religiosidade!! Não deixa claro se estejam se referindo a religião cristã mas tinge principalmente as monoteístas e aquelas que possuem o velho testamento como um de seus textos sagrados. Me identifiquei muito com a protagonista! Ou pelo menos parte de mim...!Mas não da para negar é trata-se de uma típica história infanto-juvenil em que a criança prodígio é capaz de tudo! E de certa forma é protegida por forças além da nossa compreensão.... como a sorte, por exemplo. O que mais me chamou a atenção é a crítica ao recalque, mas não tem como eu comentar mais sem dar spoilers!

Em resumo eu recomendo a Trilogia Fronteiras do universo. Mas não para qualquer pessoa! Se você é uma pessoa muito religiosa e é feliz com isso, não leia os livros e continue feliz! Se você esta aberto a críticas nesse campo e a possibilidade de enxergar a morte de uma nova maneira vai com tudo!


ALERTA SPOILER!!!!!!!!!!!!

O que mais me prendeu no livro foi a relação com a morte! Como a morte é tratada! Interessante que se parece muito com o conceito de Lifestreem do Final Fantasy VII! Talvez por isso as duas histórias me prenderam tanto!

A idéia da morte como um fim de uma existência para nutrir novas me fascina muito mais que a idéia de uma vida eterna em um paraíso ou a punição no inferno! Na história, existe uma substância chamada de Pó, são moléculas dotadas de consciência e a unidade formadora de tudo o que possui consciência! Ela existe em todos os mundos mas pode evoluir de maneiras distintas. Quando morremos, voltamos a ser Pó, sendo dispersos pelo cosmos e nos reagrupando para dar origem a uma nova forma de consciência! É como se o pó fosse mais um elemento a ser introduzido na tabela periódica. Algumas coisas são ricas em hidrogênio, outras carbono e outras em Pó. Isso da uma discussão extraordinária pois mata a existência de Deus!

Quanto mais eu escrevo mais sinto que devo re-ler os livros! Há detalhes que devo ter atropelado devido à ansiedade pela história principal!

Não estou conseguindo expressar em palavras o quanto fui tocada......a filosofia apresentada no livro me cativou muito!

Mais uma vez recomendo o livro mas que fiquem cientes que se trata de uma literatura infanto-juvenil, buscando principalmente adolescentes que estão na passagem na passagem para a maturidade! Acredito que eu também fui capaz de amadurecer com os personagens! Principalmente com Lyra!

Nenhum comentário: